Inscrever-se

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

2 Anos (4 Semestre) / TeSP / 120 ECTS

A conclusão de um CTeSP com aproveitamento confere um certificado de aptidão profissional de nível V, reconhecido a nível europeu, e um Diploma de Técnico Superior Profissional.

Esta formação dá acesso direto a um curso de licenciatura no ISLA-Leiria com creditações (equivalências).

Diretora de curso

Prof.ª Especialista Raquel Cruz

raquel.cruz@islaleiria.pt

Apresentação

O/A Técnico/a Superior Profissional em Gestão Comercial e Vendas tem por funções, colaborar, de forma autónoma ou sob orientação, na dinamização de um departamento comercial, com recurso a técnicas de organização e argumentação numa negociação e venda e a tecnologias informáticas de apoio à gestão, bem como colaborar ao nível do relacionamento com clientes, para garantir a sua satisfação e fidelização, e ao nível da gestão da restante força de vendas da organização.

Área Científica

Comércio

Objetivos

  • Utilizar as novas tecnologias nas atividades de gestão comercial;
  • Realizar prospeção de mercado, global ou da sua zona de intervenção, recorrendo a diversas fontes de informação;
  • Promover o desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda, promovendo, divulgando, expondo e repondo os produtos e informação e providenciando as condições ambientais adequadas de acordo com as técnicas para o efeito;
  • Produzir relatórios sobre atividades comerciais, reportando as mesmas através dos canais hierárquicos definidos;
  • Gerir os serviços de pós-venda, apoiando o cliente ao nível do merchandising e informando-o sobre novos produtos e ou serviços e promoções;
  • Aplicar a legislação comercial em vigor aplicável ao contexto da empresa;
  • Acolher clientes, diagnosticar as suas necessidades, indicar a localização dos produtos e serviços comercializados no ponto de venda, apresentar e demonstrar os mesmos, tendo em conta as suas características, condições de venda e serviços pós-venda;
  • Assegurar a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda;
  • Desenvolver estudos de mercado;
  • Estudar os produtos e ou os serviços da empresa, caracterizar o tipo de clientes e recolher informação sobre a concorrência e o mercado em geral, de forma a responder adequadamente às necessidades, satisfação e fidelização dos clientes, recorrendo a diversas fontes de informação;
  • Organizar e gerir a força de vendas: definir objetivos, estrutura e dimensão da força de vendas;
  • Desenvolver uma estratégia de comércio eletrónico e acompanhar os seus resultados.

Razões para frequentar o curso

A área comercial e nomeadamente as vendas detêm hoje em dia um papel fundamental nas empresas e os bons profissionais desta área são altamente valorizados no mercado de trabalho.

Este curso foi concebido para dar resposta às necessidades do mercado de trabalho, promovendo a ascensão de carreira ou a empregabilidade pela procura das competências que serão adquiridas.

Destinatários

  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos/as que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
  • Titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional;
  • Indivíduos que façam parte do departamento comercial de uma empresa, nomeadamente consultores comerciais ou gestores comerciais, que queiram incrementar conhecimentos e ascender na carreira;
  • Indivíduos com gosto pela área de gestão comercial e vendas e que ambicionem integrar um departamento comercial.

Saídas profissionais

Esta qualificação dá o acesso à profissão de Técnico em Gestão Comercial e Força de Vendas integrada nos departamentos comerciais em pequenas, médias e grandes empresas regionais, nacionais, multinacionais e internacionais.

Este técnico será capaz de desempenhar:

  • Desenvolver e implementar uma política comercial, vendas e de marketing;
  • Planear e operacionalizar o processo de recolha de informação necessária à prospeção e ao planeamento das atividades comerciais, de venda, entrega, pós-venda e cobrança;
  • Planear, organizar e controlar as operações fundamentais de uma força de vendas, na elaboração de orçamentos comerciais, relatórios de atividades comerciais e de planos de negócio;
  • Implementar os processos na área da gestão comercial e de vendas;
  • Executar o controlo interno e externo da atividade comercial, das operações de vendas e de gestão comercial;
  • Dominar e gerir o processo negocial, o fecho da venda e o pós-venda;
  • Gerir clientes e potenciais clientes, identificando as suas necessidades de forma a propor soluções adequadas;
  • Elaborar relatórios de gestão;
  • Avaliar os produtos e serviços da empresa, segmentar os clientes e definir o posicionamento correto, recolhendo a informação sobre a concorrência e o mercado, sugerindo melhoria continua na oferta de forma a conquistar, satisfazer e fidelizar os clientes;
  • Gerir a receção e o tratamento de reclamações considerando a importância estratégica do serviço pós-venda;

Registo

Registo n .º R/Cr 395/2015 de 12-10-2015.

Horário

Diurno e Pós-laboral.

Duração

  • 3 semestres letivos: 885 horas de contacto
  • 1 semestre de estágio: 750 horas - assegurado pelo ISLA.

Plano de Estudos

1º Ano /
Semestre
Unidade CurricularHorasCréditos
Língua Portuguesa 45 4
Língua Inglesa 45 5
Métodos Quantitativos 60 6
Comportamento Humano nas Organizações 45 5
Tecnologias de Informação e Comunicação 45 5
Organização e Gestão 45 5
Gestão Comercial 60 5
Análise e Controlo de Custos 45 5
Estudo de Mercado 45 5
Economia 45 5
Comportamento do Consumidor 45 5
Príncipios de Marketing 45 5
Total 330 60
       
2º Ano /
Semestre
Unidade CurricularHorasCréditos
Comunicação de Marketing 45 5
Gestão da Força de Vendas 45 5
Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda 45 5
Técnicas de Negociação e Venda 45 5
Direito dos Mercados 45 4
Estágio 600 30
Total 825 54

Equivalências para prosseguimento de estudos no ISLA

TeSP Gestão Comercial e Vendas

Licenciatura em Gestão Comercial

Unidade Curricular do TeSP Unidade Curricular da Licenciatura Ano / semestre
 Métodos Quantitativos Métodos Quantitativos  1º ano / 1º semestre
 Língua Inglesa Língua Inglesa  1º ano / 1º semestre
Comportamento Humano nas Organizações Gestão de Pessoas nas Organizações 1º ano / 2º semestre
 Tecnologias da Informação e Comunicação Príncipios Gerais de Informática  1º ano / 1º semestre

Organização e Gestão

Gestão das Organizações  1º ano / 1º semestre
Estudos de Mercado Estudos de Mercado 2º ano / 2º semestre
Economia Fundamentos de Economia 2º ano / 1º semestre
Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor 2º ano / 1º semestre

Príncipios de Marketing

Comunicação de Marketing

Introdução ao Marketing 1º ano / 1º semestre
Comércio Eletrónico e-Marketing e Comércio Eletrónico  3º ano / 1º semestre

 Gestão Comercial

Gestão de Força de Vendas

Gestão Comercial e Força de Vendas 2º ano / 1º semestre

Distribuição e Desenvolvimento de Locais de Venda

Técnicas de Negociação e Venda

Promoções e Merchandising 3º ano / 2º semestre
 Direito dos Mercados Direito Comercial 2º ano / 1º semestre

Vagas

25 alunos por turma. (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Emolumentos e propinas

Candidatura 75€ (isento para candidatos oriundos de uma instituição do grupo Lusófona)
Inscrição 65€
Seguro escolar 40€
Matricula 105€
Propina anual 85€ x 11 prestações mensais. Pagamento total de uma só vez com desconto de 3%.

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Apoios existentes para a frequência de um TeSP

Podes concorrer às bolsas de estudo do Ministério da Educação e Ciência (Ação Social).

Informações

João Lavado
244 820 650 / 932 207 810
info@islaleiria.pt

Testemunhos

   ACESSO
Saiba mais