Inscrever-se

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

3 Anos (6 Semestre) / Licenciado / 180 ECTS
Curso acreditado pela A3ES.

Provas de ingresso

Uma das seguintes provas:

  • 04 - Economia
  • 16 - Matemática
  • 18 - Português

Diretora de curso

Prof.ª Doutora Maria Nascimento Cunha

Formas de Acesso

  • Via 12º ano e provas de ingresso

  • Maiores de 23 anos

  • Mudanças de curso

  • Reingresso

  • Titulares de CET/TeSP

  • Titulares de Cursos Médio ou Superior

  • Estudantes internacionais

Regime de funcionamento

Diurno / Pós-laboral

Objetivos

A licenciatura em Gestão Comercial propõe-se aprofundar competências em várias áreas de especialização, quer da gestão e do marketing, quer das áreas transdisciplinares das ciências sociais, das tecnologias aplicadas, atualizando o domínio técnico e prático dos seus estudantes, constituindo uma oferta inovadora e única na região onde o ISLA se insere, tendo como principal objetivo proporcionar uma formação atualizada e avançada em domínios técnicos e científicos ligados à gestão, com especial enfoque na atividade comercial.

Capacidades e competências

Pretende-se que no final do ciclo de estudos os estudantes:

  • Saibam utilizar os métodos quantitativos e estatísticos como ferramenta de suporte às atividades inerentes às áreas científicas do ciclo de estudos
  • Conheçam os modelos conceptuais que fundamentam as práticas profissionais da gestão em geral e da gestão comercial em particular
  • Demonstrem aptidões de análise e previsão das disponibilidades e necessidades da empresa ao nível da gestão comercial
  • Apliquem os princípios e técnicas da gestão e dominem as técnicas e processos contabilísticos
  • Dominem as técnicas de gestão de stocks e conheçam as dinâmicas da logística e distribuição
  • Dominem o enquadramento legal relacionado com as atividades da gestão comercial
  • Compreendam e enquadrem a função de marketing no contexto de estratégia empresarial
  • Concebam e implementem uma estratégia de marketing para um portfólio de produtos/serviços e consubstanciem essa estratégia num plano de marketing
  • Sejam capazes de conceber, implementar e gerir políticas de produto, preço, distribuição e comunicação contribuindo para a prossecução dos objetivos de marketing definidos
  • Sejam capazes de elaborar, orientar e acompanhar os processos de prospeção e de estudos de mercado;
  • Dominem as ferramentas do e-marketing e e-commerce
  • Demonstrem capacidades de polivalência que lhes permitam gerir a carteira de produtos, administrar a força de vendas, desenvolver programas de promoção, tirar partido das novas tecnologias de comunicação, desenvolver o comércio eletrónico através das potencialidades do web-marketing
  • Demonstrem uma atitude empreendedora consubstanciada nas capacidades de desenvolver e vender uma ideia, produto ou negócio

Vantagens

  • Cursos em regime laboral ou pós-laboral
  • Cursos acreditado pela A3ES com avaliação máxima
  • Reconhecimento europeu através do sistema ECTS
  • Acesso a candidatura a bolsas de estudo
  • Acesso ao Programa Erasmus de mobilidade na Europa
  • Financiamento bancário para os estudos em regime privilegiado
  • Estágios em empresa no país ou no estrangeiro
  • Projeto no final do curso em ambiente enpresarial
  • Acesso a bases de dados científicas.

Saídas profissionais

Os licenciados em Gestão Comercial estarão preparados para o desempenho de um leque vasto de funções de onde se destacam:

  • Direções de Departamentos Comerciais
  • Direção de Departamentos de Marketing
  • Gestor de Produtos e de Equipas de Vendas
  • Atividades de comunicação comercial
  • Branding
  • Atividades logísticas
  • Atividades de internacionalização
  • Atividades ligadas ao comércio e ao retalho.

Para além de competências de carácter específico, pretende-se reforçar nos estudantes os valores sociais e culturais de:

  • Abertura à mudança e inovação
  • Empreendedorismo
  • Responsabilização ética, profissional e social
  • Aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia
  • Capacidade de comunicação, tanto para públicos especialistas, como para não especialistas
  • Postura crítica, construtiva, criativa e de rigor
  • Sensibilidade aos aspetos humanos, sociais, económicos e ambientais

Vagas

25 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Informações

João Lavado / Luís Lavado
244 820 650 / 932 207 606
info@islaleiria.pt

Documento de autorização

Plano de Estudos

1º Ano

SemestreUnidades CurricularesCréditos
  Total 60
Métodos Quantitativos 6
Psicologia Geral 6
Introdução ao Marketing 7
Gestão das Organizações 6
Introdução ao Direito 5
Princípios Gerais de Informática 5
Gestão de Preço e do Produto 6
Análise e Tratamento de Dados 5
Gestão de Pessoas nas Organizações 6
Métodos de Investigação 4
Língua Inglesa 4

2º Ano

SemestreUnidades CurricularesCréditos
  Total 60
Comportamento do Consumidor 5
Fundamentos de Contabilidade 7
Fundamentos de Economia 6
Direito Comercial 5
Gestão Comercial e Força de Vendas 7
Estudos de Mercado 7
Marketing Relacional 6
Gestão de Stocks 5
Marketing e Comércio Internacional 7
Estratégia e Planeamento Empresarial 5

3º Ano

SemestreUnidades CurricularesCréditos
  Total 60
Logística e Distribuição 7
Direito dos Contratos 5
Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação 6
E-Marketing e Comércio Eletrónico 7
Gestão Financeira 5
Promoções e Merchandising 6
Gestão da Qualidade 4 a)
Conceção e Gestão da Formação 4 a)
Inovação e Empreendedorismo 4
Gestão de Marcas 4
Projeto Aplicado 12

a) Estudantes escolhem uma das opções

Corpo docente

Nome

Habilitações académicas | Profissionais 

Albérico Rosário 

Mestre | Especialista

Carmina Nunes

Doutora

Elisabete Santos 

Mestre | Especialista

Eulália Santos 

Doutora

Maria Isabel Miguel

Mestre

Isabel Vilaça

Doutora

João Borges Lourenço

Licenciado | Especialista

João Thomaz

Doutor

Maria Nascimento Cunha   

Doutora

Pedro Ramos

Doutor

Raquel Cruz

Mestre | Especialista

Teresa Guarda

Doutora

Emolumentos e Propinas

Candidatura  €75,00
Matrícula €125,00
Inscrição €205,00
Seguro escolar €40,00
Prestação mensal         €271,00 (11 prestações de setembro 2017 a julho de 2018)

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Apoios existentes para a frequência de uma licenciatura

Existem várias possibilidades de apoio:

  • Qualquer candidato a uma licenciatura pode concorrer às bolsas de estudo do Ministério da Educação e Ciência (Ação Social).
  • Os candidatos do regime normal de acesso (12.º ano) podem concorrer a "Bolsa para os que são da nossa terra".

Veja aqui todas as opções da Ação Social. 

Testemunhos

ACESSO 2017
Saiba mais