Inscrever-se

Duração / Grau ou Diploma conferido / ECTS

3 Anos (6 Semestre) / Licenciado / 180 ECTS

Provas de ingresso

Uma das seguintes provas:

  • 04 - Economia
  • 16 - Matemática
  • 18 - Português

Registo DGES

R/A-Cr 12/2016 de 02-03-2016
Diploma Legal: Despacho n.º 3843/2016 de 15-03-2016

Acreditação pela A3ES

NCE/15/00110

Direção do curso

Prof. Especialista Pedro Neto

pedro.neto@islaleiria.pt

Coadjuvado por:

Profª. Doutora Joana Bastos

Área Científica

Gestão e Administração

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

  • Via 12º ano e provas de ingresso

  • Maiores de 23 anos

  • Mudanças de curso

  • Reingresso

  • Titulares de CET/TeSP

  • Titulares de Cursos Médio ou Superior

  • Estudantes internacionais

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).

Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Regime de funcionamento

Diurno / Pós-laboral

Objetivos

A licenciatura em Gestão Comercial propõe-se aprofundar competências em várias áreas de especialização, quer da gestão e marketing, quer das áreas transdisciplinares das ciências sociais, das tecnologias aplicadas, atualizando o domínio técnico e prático dos seus estudantes, constituindo uma oferta inovadora e única na região onde o ISLA se insere, tendo como principal objetivo proporcionar uma formação atualizada e avançada em domínios técnicos e científicos ligados à gestão, com especial enfoque na atividade comercial

 

Esta licenciatura visa proporcionar aos alunos uma sólida formação que garanta a relação estreita entre a Gestão Comercial e o Marketing e contribuir para o desenvolvimento da capacidade de análise, organização, planeamento e avaliação, assim como potenciar as capacidades de negociação e relacionais, de resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipa.

Conhecimentos, capacidades e competências

Pretende-se que no final do ciclo de estudos os estudantes:

  • Saibam utilizar os métodos quantitativos e estatísticos como ferramenta de suporte às atividades inerentes às áreas científicas do ciclo de estudos; 
  • Conheçam os modelos conceptuais que fundamentam as práticas profissionais da gestão em geral e da gestão comercial em particular; 
  • Demonstrem aptidões de análise e previsão das disponibilidades e necessidades da empresa ao nível da gestão comercial; 
  • Apliquem os princípios e técnicas da gestão e dominem as técnicas e processos contabilísticos; 
  • Dominem as técnicas de gestão de stocks e conheçam as dinâmicas da logística e distribuição; 
  • Dominem o enquadramento legal relacionado com as atividades da gestão comercial; 
  • Compreendam e enquadrem a função de marketing no contexto de estratégia empresarial; 
  • Concebam e implementem uma estratégia de marketing para um portfólio de produtos/serviços e consubstanciem essa estratégia num plano de marketing; 
  • Sejam capazes de conceber, implementar e gerir políticas de produto, preço, distribuição e comunicação contribuindo para a prossecução dos objetivos de marketing definidos; 
  • Sejam capazes de elaborar, orientar e acompanhar os processos de prospeção e de estudos de mercado; 
  • Dominem as ferramentas do e-marketing e e-commerce; 
  • Saibam aplicar os métodos e técnicas da gestão comercial adequados à especificidade do comércio internacional e à internacionalização das empresas portuguesas; 
  • Demonstrem capacidades de polivalência que lhes permitam gerir a carteira de produtos, administrar a força de vendas, desenvolver programas de promoção, tirar partido das novas tecnologias de comunicação, desenvolver o comércio eletrónico através das potencialidades do web-marketing; 
  • Demonstrem uma atitude empreendedora consubstanciada nas capacidades de desenvolver e vender uma ideia, produto ou negócio. 

Vantagens

  • Cursos em regime laboral ou pós-laboral
  • Cursos acreditado pela A3ES com avaliação máxima
  • Reconhecimento europeu através do sistema ECTS
  • Acesso a candidatura a bolsas de estudo
  • Acesso ao Programa Erasmus de mobilidade na Europa
  • Financiamento bancário para os estudos em regime privilegiado
  • Estágios em empresa no país ou no estrangeiro
  • Projeto no final do curso em ambiente enpresarial
  • Acesso a bases de dados científicas.

Saídas profissionais

Os licenciados em Gestão Comercial estarão preparados para o desempenho de um leque vasto de funções de onde se destacam:

  • Direções de Departamentos Comerciais
  • Direção de Departamentos de Marketing
  • Gestor de Produtos e de Equipas de Vendas
  • Atividades de comunicação comercial
  • Branding
  • Atividades logísticas
  • Atividades de internacionalização
  • Atividades ligadas ao comércio e ao retalho.

Para além de competências de carácter específico, pretende-se reforçar nos estudantes os valores sociais e culturais de:

  • Abertura à mudança e inovação
  • Empreendedorismo
  • Responsabilização ética, profissional e social
  • Aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia
  • Capacidade de comunicação, tanto para públicos especialistas, como para não especialistas
  • Postura crítica, construtiva, criativa e de rigor
  • Sensibilidade aos aspetos humanos, sociais, económicos e ambientais

Estudos Futuros

O plano de estudos da Licenciatura do ISLA Leiria é composto por 180 ECTS. As componentes de formação de base incluídas no curso proporcionarão ao diplomado os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a continuação dos seus estudos, através da frequência de um curso de 2º Ciclo (i.e., Mestrado) em múltiplas áreas de especialização que não necessariamente na sua área principal de formação.

Equipamentos e Instalações

As aulas decorrem em salas de aula equipadas com videoprojetor.

Além disso, o ISLA Leiria disponibiliza instalações para o apoio às atividades letivas, concretamente, Salas de Estudo e uma Biblioteca que dispõe de livros de hardback, mas também de paperbacks de referência e que possibilita a consulta eletrónica de várias revistas científicas e académicas.

O acervo bibliográfico temático da licenciatura é objeto de permanente atualização, tendo como base as sugestões do corpo docente e a análise crítica da bibliografia.

Vagas

25 (Abertura do curso sujeita a número mínimo de inscrições)

Plano de Estudos

1º Ano

SemestreUnidades CurricularesCréditos
Métodos Quantitativos 6
Psicologia Geral 6
Introdução ao Marketing 7
Gestão das Organizações 6
Introdução ao Direito 5
Princípios Gerais de Informática 5
Gestão de Preço e do Produto 6
Análise e Tratamento de Dados 5
Gestão de Pessoas nas Organizações 6
Métodos de Investigação 4
Língua Inglesa 4
  Total 60

2º Ano

SemestreUnidades CurricularesCréditos
Comportamento do Consumidor 5
Fundamentos de Contabilidade 7
Fundamentos de Economia 6
Direito Comercial 5
Gestão Comercial e Força de Vendas 7
Estudos de Mercado 7
Marketing Relacional 6
Gestão de Stocks 5
Marketing e Comércio Internacional 7
Estratégia e Planeamento Empresarial 5
  Total 60

3º Ano

SemestreUnidades CurricularesCréditos
Logística e Distribuição 7
Direito dos Contratos 5
Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação 6
E-Marketing e Comércio Eletrónico 7
Gestão Financeira 5
Promoções e Merchandising 6
Gestão da Qualidade 4 a)
Conceção e Gestão da Formação 4 a)
Inovação e Empreendedorismo 4
Gestão de Marcas 4
Projeto Aplicado 12
  Total 60

a) Estudantes escolhem uma das opções

Corpo docente

Nome

Habilitações académicas | Profissionais 

Pedro Neto

Licenciado | Especialista

Carmina Nunes

Doutora

Maria Santos

Mestre | Especialista

Eulália Santos

Doutora

Maria Catarino

Licenciado | Especialista

Isabel Vilaça

Doutora

João Lourenço

Licenciado | Especialista

Maria Cunha  

Doutora

Pedro Ramos

Doutor

Raquel Cruz

Mestre | Especialista

Teresa Guarda

Doutora

Margarida Oliveira

Doutora

Michelle Amado

Mestre

Joana Bastos

Doutora

Lurdes Castanheira

Mestre

Albano Afonso

Mestre

Emolumentos e Propinas

Candidatura  €75,00
Matrícula €110,00
Inscrição €221,00
Seguro escolar €40,00
Prestação mensal         €280,00 (11 prestações de setembro a julho)

Protocolos para redução de propinas

Veja aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

Apoios existentes para a frequência de uma licenciatura

Existem várias possibilidades de apoio:

  • Qualquer candidato a uma licenciatura pode concorrer às bolsas de estudo do Ministério da Educação e Ciência (Ação Social).
  • Os candidatos do regime normal de acesso (12.º ano) podem concorrer a "Bolsa para os que são da nossa terra".

Veja aqui todas as opções da Ação Social. 

Informações

João Lavado/Estela Vicente
244 820 650 / 932 207 810
 info@islaleiria.pt

   ACESSO
Saiba mais