Inscrever-se

Duração / Grau ou Diploma Conferido / ECTS

270 Horas / PG / 45 ECTS

Direção do Curso

Professora Doutora Paula Figueiredo

Por comunicado da CMVM, informamos que com a entrada em vigor da Lei n.º 153/2015, de 14 de setembro, que regula o acesso e o exercício da atividade dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional, a CMVM deixou de autorizar entidades certificadoras e de reconhecer cursos organizados por estas entidades, para efeitos de certificação de peritos avaliadores de imóveis que pretendam registar-se nesta Comissão. Deste modo, competirá às instituições de ensino promover a realização dos cursos que considerem adequados para responder à necessidade de formação dos peritos avaliadores de imóveis.

Apresentação

Esta Pós-Graduação foi estruturada de forma a aprofundar os conhecimentos dos formandos na avaliação imobiliária, com vista a desenvolver competências para o desempenho da atividade de avaliador imobiliário com excelência, bem como, dotar os participantes de habilitações para acesso ao exercício da atividade de perito avaliador de imóveis.

Objetivos

O curso de Avaliação Imobiliária é um curso de Pós-graduação, cujo objetivo é formar ativos na área da avaliação imobiliária, especificamente peritos avaliadores reconhecidos junto da CMVM.
Colocar no mercado, avaliadores imobiliários com formação académica adequada aos serviços que prestam e com conhecimentos que lhes potencie o desempenho e consequentemente lhe dê destaque no mercado em que operam.
Transmitir conhecimentos técnicos que permitam apurar presumíveis valores de transação num mercado imobiliário cada vez mais exigente e inconstante.

Destinatários

Pretendentes a candidatar-se ao registo na Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) como peritos avaliadores, ao abrigo do estabelecido no nº3 do artigo 5º da Lei n.º 153/2015 de 14 de setembro, que regula o acesso e o exercício da atividade dos peritos avaliadores de imóveis que prestem serviços a entidades do sistema financeiro nacional.
Detentores de uma Licenciatura, preferencialmente em: Economia, Gestão, Gestão Imobiliária, Engenharia, Arquitetura.
Detentores de relevante experiência no setor imobiliário que pretendam consolidar e alargar os seus conhecimentos no ramo imobiliário, tais como: mediadores imobiliários, empresários da construção, e outros.

Horário

Quinzenalmente:

  • Sextas-feiras das 19h00 - 23h00
  • Sábados das 9h00 - 13h00 e 14h00 - 18h00

Data de início da próxima edição

Ver data

Plano de Estudos

MóduloCorpo DocenteECTSHoras
Análise de projetos de investimento Dr. João Borges Lourenço  8 48
Contabilidade e fiscalidade do imobiliário Dra. Sara Nascimento 8 48
Direito no Imobiliário Dra. Sofia Caseiro 8 48
Instrumentos financeiros de Investimento no imobiliário   Mestre Rui Carapeto 8 48
Métodos de avaliação de imóveis Mestre Ruy Figueiredo 10 60
Relatório de avaliação Mestre Ruy Figueiredo 3 18
Total   45 270

Vagas

25 (O instituto reserva-se o direito de não pôr em funcionamento cursos ou turmas em que não haja contingente mínimo de inscrições considerado suficiente (12 alunos). Neste caso, o Instituto obriga-se a devolver as importâncias recebidas dos candidatos).

Emolumentos e propinas

Propina: 2.130,00€ (193,00€ x 11 prestações mensais).

Consulte aqui toda a informação adicional referente aos emolumentos e propinas

Protocolos para redução de propinas

Consulte aqui as entidades protocoladas para redução de propinas

   ACESSO
Saiba mais