Ensino
Cursos
Master of Business Administration

Direção de curso
Pedro Alexandre Marques
Doutorado em Engenharia Industrial pela FCT NOVA
Docente Universitário nas áreas da Qualidade, Gestão de Operações e Gestão de Projetos
Consultor e formador
Horário: 6ª feira/ Sábado – Quinzenal
Apresentação
O MBA em Retail Management visa dotar os participantes com um conjunto amplo e completo de competências que lhes permitirá trabalhar em qualquer área do retalho. Conta com um corpo docente com vasta experiência profissional neste sector. Para além das competências-chave relativas à gestão comercial, experiência de compra do cliente, aprovisionamento e operações de loja, o programa abrange também outras valências fundamentais, incluindo o planeamento estratégico, a gestão e análise financeira, o marketing, ou ainda os sistemas Lean para a melhoria contínua dos processos, produtividade e competitividade. Por outro lado, as particularidades de diversas especialidades do retalho serão abordadas, incluindo as do retalho têxtil, alimentar, comércio eletrónico, saúde e bem-estar, entre outros. O comércio omnicanal, incluindo as soluções de e-commerce, é outro importante tópico a desenvolver neste MBA, o mesmo acontecendo com a gestão da cadeia de abastecimento inerente ao retalho e grande distribuição.
Objetivos
- Reunir os mais relevantes tópicos relacionados com as várias vertentes da gestão do retalho: a experiência de compra do Cliente, o comércio e os múltiplos canais de venda, a eficiência e eficácia das operações de loja em diferentes especialidades do retalho, a gestão dos resultados de uma loja, entre outras.
- Fomentar a adoção de práticas de excelência operacional nas atividades de gestão comercial e de retalho.
- Contribuir para desenvolver as competências técnicas dos profissionais do sector do retalho, fornecendo-lhes uma visão sistémica e integrada dos múltiplos tópicos abordados.
- Promover a interação, o debate e a partilha de experiências entre docentes e discentes, bem como a formação de redes colaborativas.

Destinatários
Gestores de Produto, Responsáveis de Loja, Responsáveis de Secção/Mercado, Controladores de Gestão de Loja, Responsáveis de Aprovisionamento, Gestores de Vendas, Gestores de Cliente.
Plano de estudos
Módulo | Horas | ECTS |
---|---|---|
Gestão de Operações de Loja | 24 | 3 |
Gestão Comercial no Retalho | 24 | 3 |
Retalho Alimentar e Retalho Especializado | 24 | 3 |
Gestão de E-Commerce | 24 | 3 |
Marketing e Experiência Cliente | 24 | 3 |
Lean Retail | 24 | 3 |
Gestão da Cadeia de Abastecimento | 24 | 3 |
Gestão Estratégica | 24 | 3 |
Gestão Financeira | 24 | 3 |
Workshops/Seminários | 8 | 1 |
Total | 224 | 28 |
Nome | Titulo Académico e/ou Função na Empresa |
---|---|
Carla Viana | Professora Especialista, Vice-Presidente da Associação de Marketing Digital |
Daniel Rocha | Coordenador Sonae Sports & Fashion |
Gonçalo Dinis | Professor e CEO Grupo Promor |
João Borges Lourenço | Professor, Consultor e Formador |
José Carlos Rijo | Diretor Continente Leiria |
Luís Carreiras | Coordenador Técnico Regional Well’s |
Paulo Tomás Ferreira | PMO Sonae Capital |
Pedro Alexandre Marques | Professor, Investigador e consultor |
Pedro Neto | Professor Partner Corporate Finance do Grupo Moneris |
Investimento
Emolumentos e Propina | Valor |
---|---|
Candidatura | 30€ |
Seguro escolar | 40€ |
Matrícula | 175€ |
Certificado de Conclusão | 155€ |
Propina | 2500,00€ (250,00€ x 10 prestações mensais) |
- 15% da propina para antigos alunos ISLA LEIRIA;
- 10% para alunos das restantes instituições do Grupo Lusófona.
- 5% do valor da(s) prestação(ões) em atraso – pagamento da prestação mensal após o dia 8;
- 10% do valor da(s) prestação(ões) em atraso - pagamento da prestação mensal após o dia 15.