Tendo em consideração a evolução da pandemia por COVID–19 em Portugal, e seguindo as recomendações governamentais, vem o ISLA Leiria informar a comunidade académica do plano de contingência para o regresso em segurança dos seus discentes, docentes e funcionários. Da mesma forma que, no dia 13 de março deste ano, decidimos conscientemente suspender algumas atividades, hoje estamos também conscientes do desafio que vai ser regressar à atividade do Instituto, neste tempo novo e incerto.

De uma forma geral, a estratégia do ISLA Leiria é privilegiar a metodologia de ensino a distância, dando continuidade à generalidade das aulas através das plataformas digitais. Assim sendo, decide-se apenas retomar as seguintes atividades:

• As atividades letivas presenciais referentes a:
    - unidades curriculares (UC) de natureza prática ou laboratorial que no todo ou em parte não foram lecionadas em regime de ensino a distância; - unidades curriculares de 2º ciclo de natureza tutorial; e,
    - unidades de projeto cujos trabalhos decorrem isoladamente ou em grupos de reduzida dimensão.
  • Algumas provas académicas;
  • O atendimento presencial.

A operacionalização do retomar destas atividades consta do Plano de Contingência para o Regresso ao ISLA de Leiria, que se apresenta neste comunicado. Neste plano apresentam-se a estratégia do Instituto para a mitigação e contenção no regresso às atividades presenciais, o calendário de reabertura e os procedimentos para um regresso seguro a serem seguidos por todos. A exigência dos procedimentos procura minimizar os riscos daqueles que necessitam de se deslocar às nossas instalações e a todos os funcionários. É fundamental que todos cumpram os procedimentos.

As medidas e os procedimentos serão reavaliados conforme a necessidade e a evolução da situação da pandemia, sendo a comunidade devidamente informada.

Leiria, 30 de abril de 2020.

ACESSO