Alunos
Ação Social e Bolsas

O Sistema de Ação Social Escolar (SASE) é responsável pela atribuição de benefícios educacionais e incentivos à formação dos estudantes, através da aplicação do regulamento de ação social e dos regulamentos das bolsas de mérito, e da gestão dos protocolos estabelecidos com várias entidades.

Bolsas para os que são da nossa Terra

O ISLA Leiria incentiva e apoia a frequência do ensino superior pelos estudantes que residam habitualmente na região onde a instituição se insere, contribuindo deste modo para a sua fixação no território.

  • A bolsa de estudo “Para os que são da Nossa Terra” tem o valor anual de € 1.500,00.
  • A bolsa é válida para o número de anos do curso acrescido de mais um, desde que o estudante se encontre nas condições previstas no ponto seguinte e não interrompa a sua inscrição no curso.
  • A bolsa de estudo atribuída ao abrigo deste regulamento não é cumulativa com qualquer outro tipo de desconto ou vantagem que resulte da aplicação de protocolos que se encontrem em vigor.
  • Condições de candidatura
    Pode candidatar-se à bolsa todo o estudante que satisfaça, cumulativamente, as seguintes condições:
    1. Candidatar-se ao ensino superior (licenciatura) através do concurso nacional de acesso;
    2. Estar inscrito, no ano letivo a que a bolsa diz respeito, em unidades curriculares que perfaçam 60 ECTS;
    3. Ter nacionalidade portuguesa ou de um Estado membro da União Europeia;
    4. Ter residência habitual num dos concelhos abrangidos (*)
  • O prazo para candidatura às bolsas de estudo é até ao último dia útil do mês de novembro.

 

Bolsa de Estudo DGES

As bolsas da Direção Geral do Ensino Superior destinam-se a alunos economicamente carenciados, pelo que é feita uma análise da situação económica do agregado familiar do aluno, no âmbito do Despacho n.º 5404/2017 que regulamenta o processo de atribuição de bolsas de estudo a estudantes do ensino superior.

A candidatura à atribuição de bolsas de estudo para o ano letivo pode ser apresentada nas seguintes datas:

  • Entre o dia 25 de junho e o dia 30 de setembro;
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
  • Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional.

A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro e 24 de junho, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa de Mérito DGES

A atribuição de bolsas de mérito, por parte da DGES, atribuídas anualmente aos estudantes do Ensino Superior que mostrem um aproveitamento escolar excecional no curso que frequentam.

Consulte os regulamentos em vigor.

 

Resultados da bolsa de Mérito DGES

 

Bolsas de Mérito - ISLA Leiria

No âmbito da sua política de ação social, o ISLA premeia o mérito dos seus estudantes. Esta bolsa é atribuída ao(s) aluno(s) com a média aritmética mais alta no ano letivo anterior, de acordo com o regulamento em vigor.

 

Bolsas de Excelência - ISLA Leiria

Se a tua média de acesso é superior a 16 valores, o mérito é teu!

O ISLA Leiria premeia os novos estudantes de CTeSP, Licenciaturas e Mestrado que tenham melhores notas de ingresso.

Consulte o regulamento em vigor.

 

Bolsas da União Europeia

O Guia de Financiamento Europeu funciona através de um algoritmo que apresenta apenas as bolsas, financiamentos e prémios que realmente correspondem ao perfil individual de cada aluno. Os 12.000 programas de apoio disponíveis cobrem um vasto leque de domínios para os quais os alunos universitários podem requerer apoio (financeiro). Esse apoio cobre despesas diárias, propinas e estágios a custos extra para semestres no estrangeiro, cursos de línguas e custos associados a projetos científicos.
Clique aqui para mais informações

Cartão Caixa IU | Condições Especiais de Financiamento

O cartão CGD é para todos os alunos.

A Caixa, ao longo dos anos, tem estabelecido protocolos com Instituições do Ensino Superior, através das quais concede benefícios financeiros a toda a população académica e se responsabiliza pela emissão dos Cartões de Identificação, após a respetiva solicitação dos alunos e depois da confirmação de inscrição por parte da própria Escola.

  1. O ISLA Leiria tem protocolo com a Caixa, onde te oferece duas opções:
     Simples Cartão de Identificação;
  2.  *Cartão de Identificação associado a uma conta bancária na Caixa com várias vantagens associadas.

* Não é obrigatório abrir conta ou fazer cartão multibanco.

Solicita mais informações nos Serviços Académicos.

No ISLA Leiria prosseguimos uma política de atribuição de descontos nas propinas aos estudantes que pertençam a entidades com as quais celebrámos protocolos. Os estudantes dispõem de 7 dias úteis após a data de inscrição para solicitar benefícios educacionais ao abrigo de protocolos.

Contactos

joao

João Lavado

Administrativo

+351 244 820 665
+351 932 207 810
joao.lavado@islaleiria.pt