Comunidade

Eventos/Conferências

 - Webinar

Comunicação Interpessoal no Contexto de Internacionalização
24.junho 2020

|

18:00h

A comunicação interpessoal consiste na troca de informações entre dois ou mais indivíduos, onde se verifica a sua capacidade, ou não, de transmitir, receber e interpretar mensagens verbais e não verbais de forma clara.

Aplicada no contexto internacional diz respeito a um conjunto de interações entre pessoas provenientes de distintos ambientes culturais, e onde há partilha, negociação e mediação com características dispares entre si. Uma perceção errada dos valores, das normas, costumes e formas de estar pode levar a uma comunicação interpessoal que não está ajustada à realidade e que acaba por criar desentendimentos.

Por esta razão, para aqueles que desejam trabalhar num ambiente internacional é essencial ter consciência de que estas diferenças têm um grande impacto nos resultados, e que para aumentar as probabilidades de sucesso é imperativo desenvolver competências de comunicação (verbais e não verbais). Uma comunicação adaptada ao espaço onde nos encontramos pode, entre muitos outros aspetos, minimizar conflitos.

  • Como comunicar em cada país?
  • Como adaptar a nossa linguagem verbal e não verbal?
  • Que hábitos culturais serão transpostos e expressamente visíveis no ambiente de negócios?

Estas serão algumas das perguntas respondidas. Não perca este webinar que inclui o testemunho de pessoas que lidam diretamente com estes países.

Temas abordados

  • O papel da internacionalização na atual conjuntura- Dra. Dulce Forte.
  • Estratégias de internacionalização- Dr. Pedro Neto.
  • Modelo Estilos de Comunicação Interpessoal (ECI): apresentação do modelo e a importância do Perfil de Estilo Interpessoal nos processos de internacionalização -Miguel Portugal.
  • Comunicação e suas diferenças em contextos distintos: Portugal- Perú- Brasil – Carlos Díaz-Scharff, Paulo Chong.
  • Debate.

Apresentação dos Oradores

  • Miguel Portugal, com cerca de 30 Anos de experiência profissional, trabalhou em Companhias Nacionais e Multinacionais na Área de Marketing e Publicidade, desempenhando desde 2002 Atividade como Consultor Independente nas Áreas de Marketing, Gestão de Marcas e Market Intelligence. Desenvolveu inúmeros projetos de Estudos Qualitativos em múltiplas Áreas como Saúde e Medicamento, Alimentação & Bebidas, Distribuição e Retalho, Social Networks, Educação, Automóvel, Banca, entre muitas outras. É também Parceiro Certificado e Exclusivo (Portugal) da ILE- International Learning Europe na utilização da ferramenta psicométrica de aferição de ‘Estilos de Comunicação Interpessoal’ (ECI).
  • Carlos Díaz-Scharff, membro do “Ilustre Colegio de Abogados de Madrid” (2007) e da “Ordre des Avocats du Barreau de Luxembourg” (2010). Desde 2007 até à data tem participado em diversos cursos de atualização profissional no âmbito do direito de família (espanhol e luxemburguês), direito internacional privado, gestão de ativos, imigração e legislação de segurança alimentária na ótica do direito da União Europeia. Desde 2014 até à data desempenha as funções de Presidente do Conselho de Administração do “Centro de Apoio ao Desenvolvimento das Relações Luso-Peruanas”, com sede em Lisboa, entidade na qual assessora e presta apoio jurídico ao tecido empresarial. Exerce a sua atividade em colaboração com múltiplas entidades de diferentes países.
  • Paulo Chong – Natural de Macau, com vivência em diversos continentes, possui formação em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Instituto Militar dos Pupilos do Exército e Defesa Nacional pelo Instituto Militar dos Pupilos do Exército; e especialização em Lighting Design Based Upon Modern Lighting Theory Regarding Man pela School of Technology – Jönköping University, em sistemas de segurança eletrónica, e Missão Critica.Atualmente é o Diretor de Operações & Engenharia na SISTENGE CONSTRUÇÕES E COMÉRCIO LTDA (Brasil); Brazil Strategic Adviser na HKI – Helsinki Equity Covenant Oy (Finlândia); Membro da Direção na AIIE Associação Internacionalização e Inteligência Económica (Portugal); Sócio-Titular na PCS BRASIL PROJETOS CONSULTORIA & SERVIÇOS EIRELI (Brasil) e Sócio-Administrador na PAULO CHONG SANTOS – projetos consultoria & serviços . projeto de colaboração social (Portugal) e Partner na Fagerhults Belysning AB (Suécia) para os Países da Lusófonia.

    Possui uma vasta experiência ao nível de projetos internacionais, com mais de 25 anos de experiência na área de Integração de Serviços Globais, incluindo os segmentos de Arquitetura, Engenharias, Instalações, Energia, Iluminação Profissional, Sistemas TI e Dados, Segurança Eletrônica, Sistemas de Vídeo & Imagem, Sistemas de Produção de Energia, Eficiência Energética e Sustentabilidade. Forte atuação também nas áreas de Novos Negócios, Agronegócio e Imobiliário e Projetos Especiais.

  • Pedro Neto, com cerca de 25 Anos de experiência profissional, desenvolveu no decorrer do 15 anos na Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria funções de Diretor Executivo, com grande foco nos processos de internacionalização das empresas, quer através do desenvolvimento de missões empresariais, bem como na organização e participação em feiras internacionais. Foi ainda Membro do Conselho de Administração da GARVAL – Sociedade de Garantia Mútua (3 anos) e da Direcção do IPN Incubadora (3 anos). Atualmente é Partner Corporate Finance no grupo Moneris, englobando áreas de apoio a projetos de investimento e de internacionalização, e Diretor Área Internacionalização (desenvolvimento de projetos de internacionalização individuais e projetos desenvolvidos por Associações Empresariais e Câmaras de Comércio) e docente convidado do ISLA Leiria. Excerce ainda funções directivas em organizações como a ACILIS – Associação Comercial e Industrial de Leiria, Porto Mós e Batalha, a AAPI – Associação Ação para a Internacionalização, Câmara Comércio Luso Argentina e Câmara de Comércio Luso-Russa.

Moderadora

  • Dulce Forte tem formação base na área de Gestão e uma Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, além de formação técnica em várias áreas como elaboração e gestão de projetos.
    Ao longo da sua vida profissional sempre se interessou por criar e desenvolver ideias e projetos novos e atualmente tem uma empresa de consultoria de gestão que agrega serviços de consultoria de gestão, fiscal, financeira, contabilidade e imobiliário (DSolutions)
    Com foco sempre em desenvolver projetos mais ambiciosos foi co-fundadora de duas associações das quais é atualmente presidente da direção e assume a gestão das mesmas. Uma das associações (AESS) está vocacionada para apoiar pessoas desempregadas que querem lançar os seus próprios negócios fomentando as suas capacidades empreendedoras. A AIIE, associação parceira do ISLA Leiria, tem como missão processos de internacionalização de micro e pequenas empresas muitas delas criadas por empreendedores

Acesso ao Webinar!

Formulário de
Inscrição

Maximum number of entries exceeded.

Gostavas de partilhar este Evento?