Ensino
Cursos
Licenciatura

Apresentação
Registo DGES e Acreditação A3ES
Direção de curso
Objetivos
A licenciatura em Gestão Comercial propõe-se aprofundar competências em várias áreas de especialização, quer da gestão e marketing, quer das áreas transdisciplinares das ciências sociais, das tecnologias aplicadas, atualizando o domínio técnico e prático dos seus estudantes, constituindo uma oferta inovadora e única na região onde o ISLA Leiria se insere, tendo como principal objetivo proporcionar uma formação atualizada e avançada em domínios técnicos e científicos ligados à gestão, com especial enfoque na atividade comercial.
Esta licenciatura visa proporcionar aos alunos uma sólida formação que garanta a relação estreita entre a Gestão Comercial e o Marketing e contribuir para o desenvolvimento da capacidade de análise, organização, planeamento e avaliação, assim como potenciar as capacidades de negociação e relacionais, de resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipa.
Competências
Pretende-se que no final do ciclo de estudos os estudantes:
- Saibam utilizar os métodos quantitativos e estatísticos como ferramenta de suporte às atividades inerentes às áreas científicas do ciclo de estudos;
- Conheçam os modelos conceptuais que fundamentam as práticas profissionais da gestão em geral e da gestão comercial em particular;
- Demonstrem aptidões de análise e previsão das disponibilidades e necessidades da empresa ao nível da gestão comercial;
- Apliquem os princípios e técnicas da gestão e dominem as técnicas e processos contabilísticos;
- Dominem as técnicas de gestão de stocks e conheçam as dinâmicas da logística e distribuição;
- Dominem o enquadramento legal relacionado com as atividades da gestão comercial;
- Compreendam e enquadrem a função de marketing no contexto de estratégia empresarial;
- Concebam e implementem uma estratégia de marketing para um portfólio de produtos/serviços e consubstanciem essa estratégia num plano de marketing;
- Sejam capazes de conceber, implementar e gerir políticas de produto, preço, distribuição e comunicação contribuindo para a prossecução dos objetivos de marketing definidos;
- Sejam capazes de elaborar, orientar e acompanhar os processos de prospeção e de estudos de mercado;
- Dominem as ferramentas do e-marketing e e-commerce;
- Saibam aplicar os métodos e técnicas da gestão comercial adequados à especificidade do comércio internacional e à internacionalização das empresas portuguesas;
- Demonstrem capacidades de polivalência que lhes permitam gerir a carteira de produtos, administrar a força de vendas, desenvolver programas de promoção, tirar partido das novas tecnologias de comunicação, desenvolver o comércio eletrónico através das potencialidades do web-marketing;
- Demonstrem uma atitude empreendedora consubstanciada nas capacidades de desenvolver e vender uma ideia, produto ou negócio.
Condições de acesso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
- Via 12º ano com uma das seguintes provas de ingresso
- 04 – Economia
- 16 – Matemática
- 18 – Português
- Maiores de 23 anos
- Mudanças de curso
- Reingresso
- Titulares de CET/TeSP
- Titulares de Cursos Médio ou Superior
- Estudantes internacionais
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Saidas Profissionais
Os licenciados em Gestão Comercial estarão preparados para o desempenho de um leque vasto de funções de onde se destacam:
- Direções de Departamentos Comerciais;
- Direção de Departamentos de Marketing;
- Gestor de Produtos e de Equipas de Vendas;
- Atividades de comunicação comercial;
- Branding;
- Atividades logísticas;
- Atividades de internacionalização;
- Atividades ligadas ao comércio e ao retalho.
Para além de competências de carácter específico, pretende-se reforçar nos estudantes os valores sociais e culturais de:
- Abertura à mudança e inovação;
- Empreendedorismo;
- Responsabilização ética, profissional e social;
- Aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia;
- Capacidade de comunicação, tanto para públicos especialistas, como para não especialistas;
- Postura crítica, construtiva, criativa e de rigor;
- Sensibilidade aos aspetos humanos, sociais, económicos e ambientais.
Plano de estudos
Semestre | Unidades Curriculares | Créditos |
---|---|---|
1º | Métodos Quantitativos | 6 |
1º | Psicologia Geral | 6 |
1º | Introdução ao Marketing | 7 |
1º | Gestão das Organizações | 6 |
1º | Introdução ao Direito | 5 |
2º | Princípios Gerais de Informática | 5 |
2º | Gestão de Preço e do Produto | 6 |
2º | Análise e Tratamento de Dados | 5 |
2º | Gestão de Pessoas nas Organizações | 6 |
2º | Métodos de Investigação | 4 |
2º | Língua Inglesa | 4 |
Total | 60 |
Semestre | Unidades Curriculares | Créditos |
---|---|---|
1º | Comportamento do Consumidor | 5 |
1º | Fundamentos de Contabilidade | 7 |
1º | Fundamentos de Economia | 6 |
1º | Direito Comercial | 5 |
1º | Gestão Comercial e Força de Vendas | 7 |
2º | Estudos de Mercado | 7 |
2º | Marketing Relacional | 6 |
2º | Gestão de Stocks | 5 |
2º | Marketing e Comércio Internacional | 7 |
2º | Estratégia e Planeamento Empresarial | 5 |
Total | 60 |
Semestre | Unidades Curriculares | Créditos |
---|---|---|
1º | Logística e Distribuição | 7 |
1º | Direito dos Contratos | 5 |
1º | Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação | 6 |
1º | E-Marketing e Comércio Eletrónico | 7 |
1º | Gestão Financeira | 5 |
2º | Promoções e Merchandising | 6 |
2º | Gestão da Qualidade | 4 a) |
2º | Conceção e Gestão da Formação | 4 a) |
2º | Inovação e Empreendedorismo | 4 |
2º | Gestão de Marcas | 4 |
2º | Projeto Aplicado | 12 |
Total | 60 |
Emolumentos e Propina CTeSP | Valor |
---|---|
Candidatura | 75€ |
Inscrição | 221€ |
Seguro escolar | 40€ |
Matrícula | 110€ |
Propina anual | 3080€ (280€ x 11 prestações mensais) |
- 3% - Pagamento da propina anual até 8 de setembro de 2019;
- 1.5% - Pagamento da propina anual em 3 prestações, desde que não existam pagamentos em atraso:
Pagamento da 1ª prestação até 8 de setembro de 2019 – soma das prestações de setembro, outubro, novembro e dezembro/2019;
Pagamento da 2ª prestação até 8 de janeiro de 2020 – soma das prestações de janeiro, fevereiro, março e abril/2020;
Pagamento da 3ª prestação até 8 de maio de 2020 – soma das prestações maio, junho e julho/2020. - Isenção do valor da candidatura para candidatos oriundos de uma instituição do Grupo Lusófona;
- 5% do valor da(s) prestação(ões) em atraso – pagamento da prestação mensal após o dia 8;
- 10% do valor da(s) prestação(ões) em atraso - pagamento da prestação mensal após o dia 15.