Ensino

Cursos

Licenciatura
Gestão Comercial
3 anos
180 ECTS
Diurno / Pós-Laboral

Apresentação

A atividade comercial tem sido projetada como uma das prioridades das empresas do futuro. A licenciatura em Gestão Comercial pretende aprofundar competências em várias áreas de especialização, quer da gestão e do marketing, quer das áreas transdisciplinares das ciências sociais, das tecnologias aplicadas, atualizando o domínio técnico e prático das pessoas que o frequentam, constituindo uma oferta inovadora e única.

Registo DGES e Acreditação A3ES

Direção de curso

Prof.ª Especialista Mestre Carla Viana

Objetivos

A licenciatura em Gestão Comercial propõe-se aprofundar competências em várias áreas de especialização, quer da gestão e marketing, quer das áreas transdisciplinares das ciências sociais, das tecnologias aplicadas, atualizando o domínio técnico e prático dos seus estudantes, constituindo uma oferta inovadora e única na região onde o ISLA Leiria se insere, tendo como principal objetivo proporcionar uma formação atualizada e avançada em domínios técnicos e científicos ligados à gestão, com especial enfoque na atividade comercial.

Esta licenciatura visa proporcionar aos alunos uma sólida formação que garanta a relação estreita entre a Gestão Comercial e o Marketing e contribuir para o desenvolvimento da capacidade de análise, organização, planeamento e avaliação, assim como potenciar as capacidades de negociação e relacionais, de resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipa.

Competências

Pretende-se que no final do ciclo de estudos os estudantes:

  • Saibam utilizar os métodos quantitativos e estatísticos como ferramenta de suporte às atividades inerentes às áreas científicas do ciclo de estudos; 
  • Conheçam os modelos conceptuais que fundamentam as práticas profissionais da gestão em geral e da gestão comercial em particular; 
  • Demonstrem aptidões de análise e previsão das disponibilidades e necessidades da empresa ao nível da gestão comercial; 
  • Apliquem os princípios e técnicas da gestão e dominem as técnicas e processos contabilísticos; 
  • Dominem as técnicas de gestão de stocks e conheçam as dinâmicas da logística e distribuição; 
  • Dominem o enquadramento legal relacionado com as atividades da gestão comercial; 
  • Compreendam e enquadrem a função de marketing no contexto de estratégia empresarial; 
  • Concebam e implementem uma estratégia de marketing para um portfólio de produtos/serviços e consubstanciem essa estratégia num plano de marketing; 
  • Sejam capazes de conceber, implementar e gerir políticas de produto, preço, distribuição e comunicação contribuindo para a prossecução dos objetivos de marketing definidos; 
  • Sejam capazes de elaborar, orientar e acompanhar os processos de prospeção e de estudos de mercado; 
  • Dominem as ferramentas do e-marketing e e-commerce; 
  • Saibam aplicar os métodos e técnicas da gestão comercial adequados à especificidade do comércio internacional e à internacionalização das empresas portuguesas; 
  • Demonstrem capacidades de polivalência que lhes permitam gerir a carteira de produtos, administrar a força de vendas, desenvolver programas de promoção, tirar partido das novas tecnologias de comunicação, desenvolver o comércio eletrónico através das potencialidades do web-marketing; 
  • Demonstrem uma atitude empreendedora consubstanciada nas capacidades de desenvolver e vender uma ideia, produto ou negócio. 

Condições de acesso

Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:

  • Via 12º ano com uma das seguintes provas de ingresso
    • 04 – Economia
    • 16 – Matemática
    • 18 – Português
  • Maiores de 23 anos
  • Mudanças de curso
  • Reingresso
  • Titulares de CET/TeSP
  • Titulares de Cursos Médio ou Superior
  • Estudantes internacionais

Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).

Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.

Saidas Profissionais

Os licenciados em Gestão Comercial estarão preparados para o desempenho de um leque vasto de funções de onde se destacam:

  • Direções de Departamentos Comerciais;
  • Direção de Departamentos de Marketing;
  • Gestor de Produtos e de Equipas de Vendas;
  • Atividades de comunicação comercial;
  • Branding;
  • Atividades logísticas;
  • Atividades de internacionalização;
  • Atividades ligadas ao comércio e ao retalho.

Para além de competências de carácter específico, pretende-se reforçar nos estudantes os valores sociais e culturais de:

  • Abertura à mudança e inovação;
  • Empreendedorismo;
  • Responsabilização ética, profissional e social;
  • Aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia;
  • Capacidade de comunicação, tanto para públicos especialistas, como para não especialistas;
  • Postura crítica, construtiva, criativa e de rigor;
  • Sensibilidade aos aspetos humanos, sociais, económicos e ambientais.

Plano de estudos

SemestreUnidades CurricularesCréditos
Métodos Quantitativos6
Psicologia Geral6
Introdução ao Marketing7
Gestão das Organizações6
Introdução ao Direito5
Princípios Gerais de Informática5
Gestão de Preço e do Produto6
Análise e Tratamento de Dados5
Gestão de Pessoas nas Organizações6
Métodos de Investigação4
Língua Inglesa4
 Total60

SemestreUnidades CurricularesCréditos
Comportamento do Consumidor5
Fundamentos de Contabilidade7
Fundamentos de Economia6
Direito Comercial5
Gestão Comercial e Força de Vendas7
Estudos de Mercado7
Marketing Relacional6
Gestão de Stocks5
Marketing e Comércio Internacional7
Estratégia e Planeamento Empresarial5
 Total60

SemestreUnidades CurricularesCréditos
Logística e Distribuição7
Direito dos Contratos5
Técnicas de Informação, Comunicação e Negociação6
E-Marketing e Comércio Eletrónico7
Gestão Financeira5
Promoções e Merchandising6
Gestão da Qualidade4 a)
Conceção e Gestão da Formação4 a)
Inovação e Empreendedorismo4
Gestão de Marcas4
Projeto Aplicado12
 Total60

Emolumentos e Propina CTeSP
Valor
Candidatura
75€
Inscrição
221€
Seguro escolar
40€
Matrícula
110€
Propina anual
3080€ (280€ x 11 prestações mensais)

  • 3% - Pagamento da propina anual até 8 de setembro de 2019;
  • 1.5% - Pagamento da propina anual em 3 prestações, desde que não existam pagamentos em atraso:
    Pagamento da 1ª prestação até 8 de setembro de 2019 – soma das prestações de setembro, outubro, novembro e dezembro/2019;
    Pagamento da 2ª prestação até 8 de janeiro de 2020 – soma das prestações de janeiro, fevereiro, março e abril/2020;
    Pagamento da 3ª prestação até 8 de maio de 2020 – soma das prestações maio, junho e julho/2020.
  • Isenção do valor da candidatura para candidatos oriundos de uma instituição do Grupo Lusófona;

  • 5% do valor da(s) prestação(ões) em atraso – pagamento da prestação mensal após o dia 8;
  • 10% do valor da(s) prestação(ões) em atraso - pagamento da prestação mensal após o dia 15.

Gostavas de partilhar este curso?