Assessoria e Gestão da Informação

Ensino

Cursos

Apresentação

Este curso pretende efetuar, de forma autónoma ou sob orientação, o planeamento e a gestão dos principais recursos no apoio direto aos centros de decisão de uma organização. Pretende-se igualmente implementar processos de trabalho colaborativo e responsável, tendo como objetivo otimizar as tomadas de decisão, numa perspetiva de de eficácia e de qualidade, promovendo as boas práticas de gestão do relacionamento interpessoal com circuitos eficazes da informação.

Registo DGES

Direção de curso

Prof. Doutor Acácio Sousa

Coadjuvado por:
Prof.ª Especialista Rosa Maria Carreira Pedro

Objetivos

  • Planear, gerir e executar atividades de assessoria e de apoio técnico em secretariado e comunicação, aos órgãos de direção e gestão da Organização;
  • Gerir de forma autónoma o fluxo de trabalho decorrente do funcionamento dos serviços da Organização;
  • Gerir a comunicação interna da Organização;
  • Gerir relações com os clientes internos e externos;
  • Interpretar e gerir a informação recebida e emitida, utilizando aplicações informáticas;
  • Organizar e gerir a agenda e os contactos internos e externos;
  • Estruturar e redigir documentos empresariais;
  • Colaborar na implementação de medidas de avaliação e melhoria da qualidade dos serviços prestados;
  • Gerir o arquivo de documentação, respeitando regras e procedimentos arquivísticos;
  • Planear e organizar reuniões e outros eventos.

Competências

  • Planear e gerir os principais recursos no apoio direto aos centros de decisão de uma organização;
  • Implementar processos de trabalho colaborativo e responsável;
  • Otimizar as tomadas de decisão numa perspetiva de eficiência, de eficácia e de qualidade;
  • Promover as boas práticas de gestão do relacionamento interpessoal com circuitos eficazes de informação.

Condições de acesso

Os diplomados do Curso Técnico Superior Profissional de Assessoria e Gestão de Informação ficam aptos a exercer funções como técnicos/assistentes administrativos, prestando o apoio e a assessoria aos vários departamentos da empresa.

Saidas Profissionais

Esta formação pode ser acreditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.

Ver acreditações previstas aqui

Plano de estudos

SemestreUnidade CurricularHorasCréditos
Noções Fundamentais de Direito455
Ética e Deontologia Profissional304
Tecnologias de Informação e Comunicação455
Inglês Empresarial454
Gestão e Empreendedorismo454
Assessoria e Organização de Eventos304
Comunicação Organização e  Marketing454
Língua e Cultura Portuguesa454
Fundamentos de Matemática e Estatística456
Princípios de Economia e Gestão455
Práticas de Secretariado e Assessoria456
Noções Fundamentais de Direito Comercial454
Estatística Aplicada às Ciências Sociais455
 Total55560

Semestre Unidade Curricular Horas Créditos
Marketing Digital 45 4
Técnicas de Comunicação 45 6
Gestão da Documentação e Arquivo 45 6
Qualidade dos Serviços 45 6
Protocolo Empresarial e Imagem Pública 45 4
Escritório Eletrónico 45 4
Estágio 600 30
  Total 870 60

Emolumentos e Propina CTeSP
Valor
Candidatura
75€
Inscrição
65€
Seguro escolar
40€
Matrícula
110€
Propina anual
1376€ (125€ x 11 prestações mensais)

  • 3% - Pagamento da propina anual até 8 de setembro de 2019;
  • 1.5% - Pagamento da propina anual em 3 prestações, desde que não existam pagamentos em atraso:
    Pagamento da 1ª prestação até 8 de setembro de 2019 – soma das prestações de setembro, outubro, novembro e dezembro/2019;
    Pagamento da 2ª prestação até 8 de janeiro de 2020 – soma das prestações de janeiro, fevereiro, março e abril/2020;
    Pagamento da 3ª prestação até 8 de maio de 2020 – soma das prestações maio, junho e julho/2020.
  • Isenção do valor da candidatura para candidatos oriundos de uma instituição do Grupo Lusófona;

  • 5% do valor da(s) prestação(ões) em atraso – pagamento da prestação mensal após o dia 8;
  • 10% do valor da(s) prestação(ões) em atraso - pagamento da prestação mensal após o dia 15.

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Gestão Administrativa de Recursos Humanos

Ensino

Cursos

Apresentação

O/A Técnico/a Superior Profissional em Gestão Administrativa de Recursos Humanos tem por funções, efetuar, de forma autónoma ou sob orientação, o planeamento e a gestão das principais funções da gestão de recursos humanos, implementar processos de gestão de equipas e promover boas práticas de gestão do relacionamento interpessoal.

Registo DGES

Direção de curso

Prof. Doutor Ferreira Cascão

Objetivos

  • Coordenar os procedimentos administrativos de recursos humanos;
  • Utilizar recursos de comunicação em português e inglês no desenvolvimento da atividade profissional;
  • Organizar e gerir os processos de recrutamento, seleção e admissão dos recursos humanos;
  • Desenvolver os processos conducentes à manutenção de um ambiente de trabalho saudável e seguro;
  • Elaborar e gerir o plano de formação dos recursos humanos;
  • Desenvolver e gerir os processos de avaliação de desempenho;
  • Coordenar a aplicação de boas práticas da gestão de equipas e organização do trabalho;
  • Elaborar e gerir documentos de suporte contabilistico e fiscal;
  • Gerir as bases de dados associadas às aplicações informáticas de recursos humanos;
  • Aplicar a legislação do trabalho no contexto da gestão dos recursos humanos;
  • Gerir os processos de gestão da qualidade aplicada aos recursos humanos;
  • Desenvolver e gerir planos de recompensa e gestão de carreiras;
  • Gerir relações de trabalho em contexto organizacional;
  • Coordenar a utilização das aplicações informáticas de apoio aos processos de gestão de recursos humanos (avaliação, seleção, salários, etc.).

Competências

  • Planear e operacionalizar o processo de recrutamento e seleção;
  • Elaborar, planear e implementar programas de acolhimento e integração de novos colaboradores;
  • Conceber e gerir o processo de formação;
  • Apoio no processo de implementação de processos inerentes à gestão de equipas
  • Gerir relações de trabalho em contexto organizacional;
  • Elaborar e implementar os procedimentos subjacentes à avaliação de desempenho;
  • Desenvolver e gerir planos de recompensa e gestão de carreiras;
  • Coordenar os procedimentos administrativos de recursos humanos.

Condições de acesso

  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
  • Titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Saidas Profissionais

Os diplomados do Curso Técnico Superior Profissional de Gestão Administrativa de Recursos Humanos ficam aptos a exercer funções de técnico intermédio/assistente de recursos humanos – recrutamento e seleção, departamento pessoal, formação profissional, processamento de remunerações, benefícios e outras áreas de atuação, em qualquer entidade, independentemente da sua área de atuação.

Estudos futuros

Esta formação pode ser acreditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.
Ver acreditações previstas aqui

Plano de estudos

SemestreUnidade CurricularHorasCréditos
Lingua e Cultura Portuguesa504
Língua Inglesa504
Métodos Quantitativos504
Gestão das Organizaçoes252
Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho252
Tecnologias de Informação e Comunicação504
Noções Fundamentais do Direito da Empresa e do Trabalho504
Gestão Administrativa de Recursos Humanos506
Comportamento Organizacional505
Gestão das Pessoas nas Organizações504
Recrutamento e Seleção507
Avaliação de Desempenho505
Qualidade em Recursos Humanos254
Iniciativa Empresarial e Empreendorismo253
Comunicação Organizacional252
 Total62560

SemestreUnidade CurricularHorasCréditos
Gestão da Formação506
Metodologia de Projeto em Recursos Humanos252
Acolhimento e Socialização dos Colaboradores253
Gestão Estratégica de Compensações505
Gestão de Equipas253
Gestão do Tempo e Organização do Trabalho252
Sistemas de Informação e Suporte à Gestão de Recursos Humanos252
Liderança e Técnicas de Negociação253
Introdução à Contabilidade e Fiscalidade504
Estágio75030
 Total105060

Emolumentos e Propina CTeSP
Valor
Candidatura
75€
Inscrição
65€
Seguro escolar
40€
Matrícula
110€
Propina anual
1376€ (125€ x 11 prestações mensais)

  • 3% - Pagamento da propina anual até 8 de setembro de 2019;
  • 1.5% - Pagamento da propina anual em 3 prestações, desde que não existam pagamentos em atraso:
    Pagamento da 1ª prestação até 8 de setembro de 2019 – soma das prestações de setembro, outubro, novembro e dezembro/2019;
    Pagamento da 2ª prestação até 8 de janeiro de 2020 – soma das prestações de janeiro, fevereiro, março e abril/2020;
    Pagamento da 3ª prestação até 8 de maio de 2020 – soma das prestações maio, junho e julho/2020.
  • Isenção do valor da candidatura para candidatos oriundos de uma instituição do Grupo Lusófona;

  • 5% do valor da(s) prestação(ões) em atraso – pagamento da prestação mensal após o dia 8;
  • 10% do valor da(s) prestação(ões) em atraso - pagamento da prestação mensal após o dia 15.

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Gestão de Turismo

Ensino

Cursos

Apresentação

O/A Técnico/a Superior Profissional em Gestão de Turismo tem por funções efetuar o planeamento e a gestão de atividades turisticas, nomeadamente, operações de gestão empresarial, comercial e marketing, eventos e animação, itinerários turisticos e reservas, tendo em conta a legislação e os padrões de qualidade aplicáveis ao setor.

Registo DGES

Direção de curso

Professora Especialista Carla Viana

Objetivos

  • Desenvolver operações de gestão em empresas turísticas;
  • Comunicar em português, inglês e espanhol, no desenvolvimento da atividade profissional;
  • Desenvolver operações de cálculo matemático e procedimentos estatísticos aplicados à gestão;
  • Definir planos de marketing, incluindo o marketing digital;
  • Definir e desenvover a política comercial da empresa turística, garantindo a qualidade e a orientação para o cliente;
  • Planear e organizar eventos e atividades de animação turística;
  • Desenvolver técnicas de gestão de recursos humanos;
  • Desenvolver técnicas de contabilidade de gestão empresarial;
  • Planear e gerir itinerários turisticos;
  • Gerir operações turísticas em Agências de Viagens;
  • Gerir reservas através de sistemas informáticos de distribuição turística (GDS);
  • Desenvolver procedimentos de gestão da qualidade na empresa turística;
  • Desenvolver estudos de mercado relacionados com a atividade turística;
  • Desenvolver processos conducentes à preservação e melhoria da saúde e segurança no trabalho.

Competências

  • Planear, desenvolver e realizar estudos de mercado, analisar resultados e oportunidades e propor melhorias;
  • Colaborar em atividades de apoio à área comercial e marketing da organização
  • Efetuar o planeamento e a gestão de atividades turísticas;
  • Planear e conceber roteiros turísticos de acordo com as novas tendências do setor;
  • Planear eventos e animação, itinerários turísticos e reservas.

Condições de acesso

  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
  • Titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Saidas Profissionais

Os diplomados do Curso Técnico Superior Profissional de Gestão de Turismo ficam aptos a exercer funções de técnicos intermédios na área de turismo, em órgãos regionais do turismo autárquico e entidades regionais de turismo de caráter público e privado, animadores e organizadores de atividades de lazer e recreio, gestores de produtos turísticos e relações públicas de empresas ligadas ao turismo

Estudos futuros

Esta formação pode ser acreditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.

Ver acreditações previstas aqui

Plano de estudos

SemestreUnidade CurricularHorasCréditos
Língua Portuguesa454
Língua Inglesa455
Métodos Quantitativos606
Tecnologias da Informação e Comunicação455
Introdução à Gestão de Empresas Turísticas455
Introdução ao Turismo605
Língua Inglesa II455
Língua Espanhola454
Gestão Comercial454
Operações Turísticas e Sistemas de Reserva455
Gestão da Qualidade304
Gestão de Recursos Humanos454
Príncipios de Marketing454
 Total60060

Semestre Unidade Curricular Horas Créditos
Segurança e Higiene no Trabalho 45 4
Organização de Eventos e Animação Turística 60 6
Marketing Digital e Inovação Turística 30 3
Itinerários Turisticos 45 5
Contabilidade de Gestão 45 5
Introdução à Hotelaria e Restauração 45 4
Legislação Turística 30 3
Estágio 600 30
Total 900 60

Emolumentos e Propina CTeSP
Valor
Candidatura
75€
Inscrição
65€
Seguro escolar
40€
Matrícula
110€
Propina anual
1376€ (125€ x 11 prestações mensais)

  • 3% - Pagamento da propina anual até 8 de setembro de 2019;
  • 1.5% - Pagamento da propina anual em 3 prestações, desde que não existam pagamentos em atraso:
    Pagamento da 1ª prestação até 8 de setembro de 2019 – soma das prestações de setembro, outubro, novembro e dezembro/2019;
    Pagamento da 2ª prestação até 8 de janeiro de 2020 – soma das prestações de janeiro, fevereiro, março e abril/2020;
    Pagamento da 3ª prestação até 8 de maio de 2020 – soma das prestações maio, junho e julho/2020.
  • Isenção do valor da candidatura para candidatos oriundos de uma instituição do Grupo Lusófona;

  • 5% do valor da(s) prestação(ões) em atraso – pagamento da prestação mensal após o dia 8;
  • 10% do valor da(s) prestação(ões) em atraso - pagamento da prestação mensal após o dia 15.

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Informática de Gestão

Ensino

Cursos

Apresentação

O/A Técnico/a Superior Profissional em Informática de gestão tem por funções planear, implementar e gerir as tecnologias informáticas nas empresas e nas organizações em geral, designadamente ao serviço das várias vertentes da gestão.

Registo DGES

Direção de curso

Prof.ª Doutora Paula Figueiredo

Coadjuvada por:
Prof. Mestre Albano Afonso

Objetivos

  • Planear, instalar e configurar sistemas e equipamentos informáticos e redes estruturadas;
  • Coordenar a análise e seleção das aplicações de gestão existentes no mercado em função de necessidades específicas da empresa;
  • Gerir ferramentas informáticas de apoio às diversas vertentes da gestão, nomeadamente de gestão de recursos humanos, gestão financeira, gestão comercial, gestão de compras e gestão de armazéns;
  • Elaborar os documentos associados aos vários processos de gestão;
  • Elaborar e realizar relatórios nas várias aplicações informáticas de gestão;
  • Planear a implementação do projeto para um ambiente de trabalho seguro para redes empresariais, nomeadamente ao nível da definição e aplicação de políticas de segurança e de estratégias coerentes de cópia de segurança de dados;
  • Desenvolver e gerir a manipulação avançada de aplicações informáticas de processamento de texto e de folha de cálculo;
  • Estruturar e aceder a bases de dados;
  • Gerir a disponibilização de conteúdos na Internet;
  • Participar no projeto de um ambiente de trabalho que cumpra os requisitos legais da higiene e segurança.

Competências

  • Planear a necessidade de recursos informáticos adequados às necessidades da empresa;
  • Implementar toda a estrutura do parque informático;
  • Gerir as tecnologias informáticas de apoio à gestão da empresa.

Condições de acesso

  • Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
  • Candidatos que tenham sido aprovados nas provas para maiores de 23 anos;
  • Titulares de um CET, de um CTeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Saidas Profissionais

Os diplomados do Curso Técnico Superior Profissional de Informática de Gestão ficam aptos a exercer funções como técnicos/assistentes do departamento informático, apoiando na gestão de sistemas de informação, na gestão dos processos e dos projetos de software e como assistentes de programação.

Estudos futuros

Esta formação pode ser acreditada para efeitos de curso de licenciatura nos termos definidos na alínea b) do número 1 do artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto.

Ver acreditações previstas aqui

Plano de estudos

SemestreUnidade CurricularHorasCréditos
Língua Portuguesa454
Língua Inglesa455
Métodos Quantitativos606
Tecnologias da Informação e Comunicação455
Segurança e Higiene no Trabalho455
Organização e Gestão455
Economia455
Gestão de Stocks454
Sistemas Informáticos606
Bases de Dados606
 2ºGestão de Recursos Humanos454
Príncipios de Marketing455
 Total58560

SemestreUnidade CurricularHorasCréditos
Contabilidade de Gestão455
Redes e Comunicação de Dados606
Aplicações Informáticas de Gestão12012
Inovação e Empreendorismo303
Direito da Empresa454
Estágio60030
 Total90060

Emolumentos e Propina CTeSP
Valor
Candidatura
75€
Inscrição
65€
Seguro escolar
40€
Matrícula
110€
Propina anual
1376€ (125€ x 11 prestações mensais)

  • 3% - Pagamento da propina anual até 8 de setembro de 2019;
  • 1.5% - Pagamento da propina anual em 3 prestações, desde que não existam pagamentos em atraso:
    Pagamento da 1ª prestação até 8 de setembro de 2019 – soma das prestações de setembro, outubro, novembro e dezembro/2019;
    Pagamento da 2ª prestação até 8 de janeiro de 2020 – soma das prestações de janeiro, fevereiro, março e abril/2020;
    Pagamento da 3ª prestação até 8 de maio de 2020 – soma das prestações maio, junho e julho/2020.
  • Isenção do valor da candidatura para candidatos oriundos de uma instituição do Grupo Lusófona;

  • 5% do valor da(s) prestação(ões) em atraso – pagamento da prestação mensal após o dia 8;
  • 10% do valor da(s) prestação(ões) em atraso - pagamento da prestação mensal após o dia 15.

Podes fazer a tua inscrição online

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